sábado, outubro 10, 2009

O debate da confirmação


Ontem, como cidadã e candidata independente à Assembleia Municipal, com curiosidade, fui assistir, ao debate dos Candidatos à presidência da Câmara Municipal do Barreiro, promovido pelo Jornal do Barreiro, na Biblioteca Municipal do Barreiro.
Participaram no debate, os candidatos, Nuno Banza – PSD, Mário Durval – BE, Henrique Ferreira – CDS-PP, Nuno Santa Clara Gomes – PS, Carlos Salgueiro – PCPT e Carlos Humberto - CDU e com as moderadoras Ana Lourenço Monteiro e Vanessa Sardinha.


Apercebi-me que os candidatos tiveram conhecimento prévio dos assuntos que iriam ser abordados no debate. Se assim não fosse, certamente o debate de ideias teria sido mais rico, no entanto, pese embora a antecipação do conhecimento das questões a serem levantadas, alguns candidatos não “prepararam bem a lição”, revelando desconhecimento de certas matérias, com consequentes imprecisões e vazio de ideias.

Foi notório que o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, neste debate distanciou-se dos seus adversários políticos.


O candidato do Partido Socialista, falou pouco, dizia pouco, não foi convicto no que disse, desconhece a realidade Barreirense e até comentou: “desconheço a situação financeira da Câmara e não posso pronunciar-me sobre esses assuntos”.

O candidato do CDS-PP, Henrique Ferreira, lançou “coisas” para o ar sem conhecimento, dizendo “não estou habituado a estas coisas”.

Mário Durval, do BE sendo do Barreiro devia de estar mais seguro e conhecedor dos problemas para debater os assuntos, mas não apresentou quase nada de concreto.

João Salgueiro do PCTP, distinguiu-se pela apresentação de algumas ideias interessantes e por vezes até poéticas.

O candidato do PSD, Nuno Banza, revelou maiores conhecimentos, mais convicto nas suas afirmações, apresentando questões concretas.

O candidato da CDU, Carlos Humberto, na sua intervenção final, referiu as questões da Cultura e apresentou razões para votarem na CDU apelando ao voto a todos os presentes na sala, concluindo que depois das eleições contará com todos os barreirenses mesmo os que votarem noutros partidos.



Independentemente da correlação de forças que venha a verificar-se, a possibilidade de outro cenário político, mais um ou menos um vereador deste ou daquele partido, o Presidente actual Carlos Humberto conta com todos, para construir um Barreiro com futuro.

Confirmou-se, com este debate, que não há alternativa à actual gestão da CDU.

Maria João Quaresma

Barreiro, 8 de Outubro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário